quinta-feira, 1 de outubro de 2015

a saga de uma golinha

alguém poraí já tentou fazer uma gola?!
e uma gola com um tecido super fininho como a organza?!!
e uma gola com um tecido super fininho como a organza sem nunca ter feito gola alguma na vida?!!!
pois então, semana passada eu e a esha fizemos uma divisão de tarefas pro nosso projeto de figurinos para o espetáculo ignorãça e eu fiquei com a incumbência de fazer uma golinha em um vestido super fininho feito com tecido de cortina.
já tínhamos pensado em algumas possibilidades, de renda,e com um tecido florido, mas ambos teriam que ser tingidos de azul.
tentei tingir o primeiro tecido e enviei pelo whats prá ela ver o que achava,mas nenhuma das duas ficou muito satisfeita com o resultado. 


antes mesmo de começar a tingir a outra renda,encontrei casualmente um lencinho de organza que tinha garimpado há um tempinho num brechó.depois, experimentei uma rendinha que era acabamento de uma anágua azul que tinha no meu armário(adoro anáguas e principalmente as barrinhas delas aparecendo sob as saias). 
enviei as fotos e dessa dessa vez foi unanime, as duas adoramos!!!





comecei fazendo um molde à partir de uma gola que gosto muito...


 e esse vestido é uma estória à parte...
o molde foi feito com papel kraft e medido com alfinetes diretamente na gola do vestido, só depois cortei(com uma péssima tesoura, mais tarde saí e comprei outra descente!)




aí montei com alfinetes no manequim!




























e aí veio a costura,preguei o acabamento, mas na hora de juntar na gola, não deu, tive que desfazer...aí tentei na mão, ficou horrível...

enquanto eu me matava com a golinha...
a esha fez isso


                         e isso...

                        
                          e isso...


e também isso...


                                                 e mais issooooooooooo!!!!



o caso é que passei dois dias inteiros tentando tentando tentando e no final deu tudo muito errado!!! muito frustrada,fui até a casa da esha no final da manhã do terceiro dia prá que ela resolvesse a questão...


foram novamente longas tentativas e um quase sucesso,(nessa foto ainda achávamos que tinha dado certo, mas a gola caía, causando uma dobra muito esquisita que não tinha meios de solucionar)até que  decidimos perguntar à dona rosa, a costureira que fez as peças mais complicadas do figurino,e ela disse o seguinte:
organza, é mesmo um material meio chatinho de costurar, você põe de um jeito e durante a costura ela trabalha e quase nunca fica como o pensado, aí ela sugeriu que fizéssemos a golinha com tecido duplo, o que não tinha me passado pela cabeça mas pensando é mesmo o mais óbvio em relação a golas, elas geralmente são mesmo feitas com tecido duplo! :( 
a segunda ótima dica foi cortar o tecido enviesado, eu achava que isso significava cortar o tecido deixando um viés, mas a esha, costureira bem mais experiente logo me explicou que isso significa cortar o tecido num sentido oposto aos fios :(

no dia seguinte partimos para a solução derradeira!
 encontrei em casa uma camisola azulzinha de cambraia que há muito tempo ganhei da minha amiga ju(prá quem não sabe, cambraia é um algodão bem fininho,quase transparente, delicado mesmo, e  muito usado para roupinhas de bebê).
















































































e tchanan!!!!
(se soubesse fazer, fazia um gif com essas aqui...)


















































































e finalizando esse longooooo post, vejam só o que me chegou hoje! a jô me enviou o link dessa fantástica coleção da gucci - verão 2016
 vale muito a pena conferir, essa coleção, é linda!
e...



achei incrível a coincidência!



até amanhã!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário