quarta-feira, 1 de abril de 2015

o vestido de Clarice

hoje me surpreendi com uma postagem no facebook onde fui marcada.
a patrícia, uma amiga da sulanger bavaresco comentou sobre essa foto abaixo, que ela devia sempre usar esse vestido, pois ficava estonteante com ele... e depois de alguns comentários sugeriu que eu a presenteasse com o vestido!
claro que na hora acatei a sugestão da amiga,e dei o vestido de presente prá sulanger e elas me deram em troca essa postagem!!!

sulanger bavaresco, marcello trigo e léo(som) - foto ana lucia carpes

o vestido foi criado para a atriz, como o principal figurino de sua personagem clarice no filme d'arte de matar porcos de iur gomez no qual trabalhei como figurinista.infelizmente até hoje o filme não foi   finalizado e apesar dos deslizes lamentáveis na pós produção vivemos 10 ótimas e inesquecíveis madrugadas de set no centro de florianópolis em janeiro de 2013.

a primeira referencia que o diretor me passou sobre clarisse, é que  ela teria os cabelos pintados de vermelho e ele gostaria que ela usasse um vestido verde de tecido mole, depois ressaltou que deveria ser algo como verde licor de menta. 
eu achava que não conhecia a sulanger, que já havia sido escalada para o papel,mas quando fui pesquisar a sua imagem no google, foi uma surpresa, pois ela era uma super cliente do BemDitas brechó desde os seus primórdios e tinha comprado várias peças lindas do nosso acervo. na primeira reunião com o elenco ela levou um vestido que achava que teria a ver com a personagem,e aí, foi a segunda surpresa e nossa conexão para sempre.era um vestido verde clarinho de linho e renda richelieu que adquiriu entre as várias peças vintage que comprou de nós.    
mas voltando ao vestido em questão, procurei em todos os brechós possíveis da cidade, um vestido verde que coubesse na descrição da personagem, que deveria ser uma mulher simples não exatamente vulgar, produzida para a noite mas um pouco desconjuntada...
um dia, durante esse processo resolvi abrir uma mala onde tinha muita coisa guardada, para ver o que encontrava de peças pretas e escuras para compor uma procissão fúnebre. no meio da mala encontrei um robe de lamê verde com gola de renda. ao bater os olhos no tecido soube imediatamente que dali sairia o vestido verde licor de menta de clarisse. e assim foi, esbocei o que queria num croqui e comecei a moldar o modelo na minha manequim. a bruna que chamei para ser minha assistente na produção das peças foi fundamental para a solução final do vestido  e o seu importantíssimo franzido das costas.


infelizmente as imagens que fiz na época, tanto do processo de produção quanto do set, estão  até hoje perdidas num hd que pifou. 
ainda bem que a ana, que era a maquiadora do filme fez essas excelentes fotos de seu celular durante as filmagens e postou no facebook.(e foi lá mesmo que a patrícia encontrou a foto do vestido e trouxe tudo isso á tona).









todas as fotos de sulanger bavaresco no set de d'arte de matar porcos' foram captadas por ana lucia carpes durante as filmagens em janeiro de 2013. nas fotos aparecem também os atores marcello trigo e paulo vasilescu, o diretor de fotografia felipe aguillar, e assistente eduardo.


uma das referencias durante a pesquisa de figurinos, foi essa foto da personagem volpina (josiane tanzilli) no filme  amarcord  que encontrei num livro do fellini.quando ficou claro que a sulanger não iria tingir o cabelo de vermelho, essa imagem acabou sendo uma afirmação da composição loiro-verde e também serviu como referencia para o cabelo despenteado de clarice. só hoje que pesquisei algumas outras imagens da personagem que vi que ela usava um vestido muito similar apesar da manga comprida,tipo envelope,com grande decote frontal.






assim...


su,espero mesmo que aproveite muito o vestido porque ele fica  mesmo lindo em você e porque o destino assim quis!!! :)
beijos prá você, prá ana e prá sua amiga patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário