quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

mundo melhor 1: preloved



uma das minhas maiores motivações em criar e manter um blog é a possibilidade que dou a mim mesma e a quem possa interessar de  compartilhar e propagar idéias, imagens e projetos que corroboram para tornar o nosso mundo um lugar mais equilibrado, menos destrutivo,mais igualitário, mais generoso e mais bonito.
em meu trabalho como figurinista e no meu projeto de vida atual tenho um plano claro:reutilizar,resignificar,recriar, refetichizar, revalorizar peças de roupa e objetos antigos,esquecidos, usados, encontrados, descartados, doados, como uma maneira produtiva e viável de atuação no mundo causando baixo impacto.sei que ainda estou longe, mas tenho a pretensão de tornar-me cada vez mais agente e semeadora nesse sentido.
em minhas pesquisas recentes tive o previlégio de conhecer alguns projetos inspiradores que vão ao encontro dessa idéia.
um deles apresento  hoje aqui:a preloved !
 a preloved é uma marca canadense baseada em toronto  que celebra seus  20 anos em 2015.
















































todas as peças da preloved são produzidas à partir de roupas usadas ou descartadas pela indústria que acabariam num monte de lixo. camisas, camisetas, pullovers, tecidos antigos ou restos interessantes são meticulosamente cortados e remontados e servirão como material para suas coleções.   
julia grieve,fundadora da preloved, é uma ex-modelo internacional que se tornou editora e colaboradora em importantes publicações e programas televisivos de moda no canadá. os conceitos que criou e propagou com seu atelier e loja fundada em 1995 tornaram-na "acidentalmente" reconhecida como ativista ecológica.
a loja fechou no ano passado,após 18 anos de existência na quenn street west em toronto mas a marca se expandiu, possui uma fábrica própria e é hoje encontrada em mais de 400 boutiques independentes mundo afora, além do seu website:www.getpreloved.com  
Julia confessa que quando começou, sua proposta era apenas criar peças originais e exclusivas,onde nunca existiria uma totalmente idêntica à outra. roupas antigas e usadas pareciam perfeitas para esse propósito.pensava em moda e não necessariamente em meio ambiente. quase 20 anos depois ela se orgulha de fazer a diferença, de produzir com carinho e cuidado cada peça individual localmente e consequentemente na contramão da produção globalizada.



julia grieve  - photos by kat rizza 



mãe de três filhos,julia escreve um blog o preloved by jules onde concilia lindamente seu dia-a-dia em família e no trabalho,seus interesses pessoais e profissionais,novidades, além de postar looks onde ela e suas colaboradoras apresentam sua forma de vestir as peças da marca.






photo by kat rizza












photos by lise varrette

























































                    
                        
                         photos by heidi jirotka


o que eu particularmente acho mais bacana na preloved é que além da marca ser ecologicamente correta e de estar na corrente da sustentabilidade suas coleções são realmente lindas e contemporâneas. o corte impecável, valoriza e ressalta o contraste entre as diferentes estampas, cores e materiais das mais diversas proveniencias que tornam cada peça realmente interessante, única e preciosa.

2 comentários: